Com o tema “The Age of Awareness”, Rio2C 2024
aposta na interconexão dos saberes e amplia ainda mais a oferta de conteúdo

Ron Leshem, criador das séries “Euphoria” e “No man’s land”; Editi Effiong, produtor executivo e criador à frente do filme “The Black Book”; Jody Gerson, Chairman e CEO Global da Universal Music Publishing Group; Mary Ellen Coe, Chief Bussiness Officer do YouTube; o diretor Carlos Saldanha, os cantores Ney Matogrosso e Jão; os influenciadores digitais Casimiro (Cazé) e Jojo Toddynho, e o medalhista olímpico Fernando Scherer são alguns dos nomes confirmados para a sexta edição, de 4 a 9 de junho, na Cidade das Artes

 

Desde a sua primeira edição em 2018, o Rio2C não apenas tem crescido ano após ano, reafirmando-se como o maior encontro de criatividade da América Latina, como tem buscado incansavelmente apresentar conteúdos relevantes com abordagens transversais e interdisciplinares, trazendo novas perspectivas e oportunidades à indústria criativa ao aproximar representantes de seus mais diversos segmentos. O evento – que ocupa a Cidade das Artes de 4 a 9 de junho e só em 2023 recebeu mais de 44 mil pessoas e 1.100 empresas brasileiras e estrangeiras – dilui fronteiras e aprofunda ainda mais este ano a interconexão dos saberes a partir do tema “The age of awareness” (“A era da consciência”), que irá nortear os mais de 500 painéis programados para a edição 2024.

“Em um mundo cada vez mais interconectado, a ‘era da consciência’ nos convoca a despertar para a plenitude do nosso ser e o impacto profundo que nossas ações e emoções têm no mundo que nos cerca. Quando abraçamos a criatividade, não apenas desbloqueamos portas para a autoexpressão e o autoconhecimento, mas também nos equipamos com ferramentas poderosas para construir um futuro mais harmônico e consciente”, afirma Rafael Lazarini, idealizador, fundador e CEO do Rio2C. “Sempre acreditamos que as atividades criativas são chaves mestras nesse processo, atuando como pontes que nos conectam não apenas com o nosso mais profundo ‘eu’, mas também com as complexas teias de relações e ecossistemas que envolvem nossa sociedade e o nosso planeta. Por isso, desde sua criação, o Rio2C adotou o slogan It’s all connected. É como se o tema desta quinta edição fosse a renovação dessa nossa crença original de que tudo e todos estão cada vez mais conectados”.

Na programação de painéis estão nomes do setor audiovisual como o roteirista e produtor israelense-americano Ron Leshem, criador das séries “Euphoria”, “Valley of Tears” e “No man’s land” e do filme “Beaufort”, indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro; o criador e produtor executivo nigeriano Editi Effiong, à frente dos filmes “The Black Book”, “Up North” e “Day of Destiny”; a produtora e estrategista em impacto social brasileira-americana Sandra Buffington, conhecida pelos documentários “#Shout” e “Brainwashed: Sex-Camera-Power”, e Carlos Saldanha, animador, diretor, roteirista e produtor, que dirigiu grandes sucessos como “A Era do Gelo”, “Rio” e “O Touro Ferdinando”, e em 2023 lançou a live action “How to be a carioca”.

Na área da música, um dos keynotes é Annabella Coldrick, CEO do Music Managers Forum, a maior organização global de empresários musicais, contando com mais de 2.700 membros, entre eles representantes dos maiores artistas, compositores e produtores da atualidade, assim como os cantores Ney Matogrosso e Jão.

Na área de marcas e propaganda, estão confirmados Eduardo Tracanella, CMO do Itaú; Renata Gomide, VP do Grupo Boticário, e João Branco, eleito profissional de marketing do ano em 2021, CMO do McDonald’s por oito anos e autor do livro “D[ê] Propósito”. Jaqueline Weigel, futurista global e estrategista em Foresight e Futures Studies e única brasileira certificada na área pelo Center of Future Intelligence and Research, também estará no Rio2C 2024.

Representando os esportes, Cristiane Kajiwara, presidente da CBFA, Confederação Brasileira de Futebol Americano; Gustavo Herbetta, CMO do COB, e Fernando Scherer, empresário, palestrante, mentor de saúde mental e performance, também estão confirmados, assim como os influenciadores digitais Jojo Toddynho, Casimiro (CazéTV) e Blogueirinha. A lista será atualizada periodicamente no site www.rio2c.com.br/palestrantes.

MULHERES NO COMANDO

O Rio2C traz como destaque na programação desta edição, dois keynotes com lideranças femininas que vem transformando suas companhias e o mercado onde atuam.

Mary Ellen Coe atua desde 2022 como Chief Business Officer do YouTube, impulsionando a plataforma de streaming como o lar da “creator economy” e o epicentro da cultura, conteúdo, inovação e construção de negócios. Mary Ellen lidera todas as operações de negócios globais, conteúdo e parcerias de distribuição em várias áreas, assim como todo o ecossistema de monetização do YouTube, incluindo negócios de streaming como YouTube TV, YouTube Music e YouTube Premium, além de apoiar o negócio de publicidade da empresa. Fica também sob sua supervisão o Programa de Parceiros do YouTube, o maior ecossistema de parceiros de criadores, artistas e empresas de mídia ao redor do mundo.

Anteriormente, Mary Ellen atuou como Presidente das Soluções para Clientes do Google, supervisionando o negócio global de anúncios para empresas de médio e pequeno porte, atendendo milhões de clientes e milhares de parceiros em todo o mundo. Ela também serviu nos conselhos de administração da empresa multinacional de saúde Merck e da empresa de supermercados Whole Foods Markets antes de ser adquirida pela Amazon.
Jody Gerson assumiu em 2015 a posição de Chairman e CEO da Universal Music Publishing Group, e se tornou a primeira mulher CEO de uma empresa global de música e a primeira mulher a dirigir uma grande editora musical. Gerson fez história como a primeira executiva de editora e primeira mulher a ser nomeada ‘Executiva do Ano’ pela Billboard em sua lista Power 100.

Desde que se juntou à UMPG em 2015, a receita anual da empresa mais que dobrou e se tornou uma potência nos rankings de editoras, conquistando mais de 30% de share de mercado no Hot 100 da Billboard. Sob sua liderença a UMPG, que possui escritórios em mais de 40 países, ultrapassou a marca de quatro milhões de músicas gerenciadas e conta com católogos de alguns dos maiores astros da música mundial como, Elton John, U2, Taylor Swift, Harry Styles, Adele, Coldplay, Imagine Dragons, Metallica, Pearl Jam, e muitos mais.

Ela também liderou as aquisições históricas pela UMPG dos catálogos de Bob Dylan, Sting e Neil Diamond. Defensora das mulheres na música e defensora da educação, Gerson co-fundou a organização sem fins lucrativos global “She Is the Music” e serve nos conselhos da USC Annenberg Inclusion Initiative, The Rock & Roll Hall of Fame e da National Music Publishers’ Association, entre outros.

NOVIDADES

BITS – abreviação de Broadcast Innovation & Tech Show – mais do que um palco é o novo espaço do Rio2C que vai descortinar os bastidores do audiovisual. As novas tecnologias do meio, maquinário, edição, pós-produção serão apresentadas aos criadores de conteúdo e produtores em painéis, experimentações, workshops e masterclasses, com estandes das grandes empresas do setor.

O Soundbeats II by Popline.Biz é mais um desdobramento na área da música, que já conta com o palco Sound Beats. Em parceria com a Poplinebiz, o Rio2C apresenta um espaço intimista para explorar os bastidores da música, com entrevistas e gravação de conteúdo com grandes personagens da música, entre artistas, empresários, executivos e produtores sobre carreira, gestão, tendências, onde o público estará bem perto de artistas e líderes da indústria da música.

Centrado nas principais questões relacionadas à criação e aos criadores, o Writer’s Room coloca no centro do debate o papel dos autores, roteiristas, diretores, produtores e profissionais criativos na construção de narrativas originais e de propriedades intelectuais. O conteúdo apresentado no palco pretende aprofundar o olhar sobre a criatividade, as tendências, os negócios e a viabilidade econômica de cada obra, desde a concepção de uma ideia, passando pelos processos criativos e os meios de financiamento, até a sua transformação em uma obra audiovisual.

São agora quatorze os palcos multidisciplinares e transversais que ocupam a Cidade das Artes em 2024 – “Global Stage”; “Storyvillage”; “Brainspace”; “House of Brands”; “Biodom”; “New Frontier”; “Future U”; “Soundbeats”; “Screening Room”; “Arts & Crafts’; “Games+”, “Writer’s Room”, “Bits” e “Soundbeats II by Popline.biz” (confira a descrição completa dos palcos no serviço abaixo).

SUMMITS

Tradicionalmente abrindo a programação do Rio2C, serão três os Summits nesta edição. O Summit Creator Economy, em parceria com a Play9, irá discutir temas sob a ótica da construção e gestão estratégica de marcas, influenciadores, plataformas, reputação, mídia, dados e performance dentro dessa indústria. O Summit Brands&Co, em parceria com a Forbes, reunirá executivos de mídia, criativos, CMOs, influencers, agências, produtores, empresas de tecnologia e jornalistas para debater a mudança de hábitos de consumo de mídia e as novas plataformas, bem como os desafios para quem produz e distribui conteúdo. Já o Summit Sports Innovation, que conta com a parceria do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), terá programação dedicada à tecnologia e inovação no mundo dos esportes, que envolvem todo o ecossistema formado por atletas, fãs, marcas, empreendedores e agentes. Serão abordados temas que vão do empreendedorismo à inteligência artificial, das tecnologias na saúde, condicionamento e bem-estar à neurociência, passando por questões sobre marketing esportivo, direitos de transmissão e streaming ao monitoramento de dados e performance.

MERCADO

O Rio2C gera impacto econômico significativo para a cidade. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Município, a edição de 2023 trouxe um impacto positivo na economia da cidade superior a 300 milhões de reais.

No entanto, muito superior ao impacto gerado na cidade e com efeito bem mais duradouro e abrangente, o Mercado do Rio2C tem como missão fomentar as indústrias criativas, impulsionando a geração de oportunidades, emprego e renda no setor.

Dedicado à realização de negócios, o Mercado do Rio2C movimenta centenas de milhões de reais a cada edição. Trata-se de uma oportunidade para profissionais e empreendedores em busca de negócios e networking do setor de inovação/startups, game, editorial, música e audiovisual.

Nas Rodadas de Negócios, que conectam os players em reuniões exclusivas com proponentes de projetos de diferentes setores, a novidade é a rodada de música, que se complementa ao tradicional Pitching Show, abrindo mais possibilidades para novos artistas e projetos musicais. O Rio2C também gera oportunidades nos pitchings, oferece mentorias com especialistas do mercado e lança Desafios Corporativos.

Nesta edição, houve um número recorde em projetos inscritos, sendo 1.533 nos pitchings e 1.216 nas rodadas de negócios.

MEETUPS

Novidade na programação do Rio2C, os Meetups são um dos exemplos mais contundentes do aprofundamento da interconexão entre os diversos setores da indústria criativa. Serão encontros curados de 20 minutos com mesas redondas para conectar gravadoras, agregadoras, editoras, streamings, festivais, canais e agências de publicidade com os mercados de Games, Audiovisual, Marcas e Startups.

Pitching Creator: O Rio2C apresenta mais uma possibilidade de negócios para o setor audiovisual e o que era exclusivo para empresas agora também está acessível diretamente a criadores independentes. Produtoras, estúdios e plataformas de streaming de grande e pequeno porte buscam projetos baseados em propriedades intelectuais de diferentes formatos. Desenvolvedores de games, podcast, websérie, curta-metragem ou qualquer tipo de autor de propriedade intelectual, terão a oportunidade de apresentar suas ideias a produtores e executivos do mercado audiovisual através dessa modalidade de pitching. Ele se dividirá em quatro segmentos: Podcast, Ficcão, Documentário/factual e Kids.

Pitching Editorial: o Rio2C se aproxima de mais um setor da economia criativa e promove a conexão entre autores, agentes literários, editoras e players do audiovisual. O objetivo da iniciativa é fomentar negócios no setor editorial, estabelecendo pontes entre autores independentes e agentes de editoras, conectando obras literárias ao segmento audiovisual para adaptações.

Pitching de Startups: o Mercado de Inovação do Rio2C busca negócios de impacto que estejam engajados com um ou mais dos 17 (ODS) objetivos de desenvolvimento da ONU e alinhados às verticais da economia criativa. É focado em 3 verticais: Audiovisual e Games, Música e Entretenimento e Marketing.

PitchingShow – o Rio2C se tornou a maior plataforma de lançamento de novos artistas da América Latina e reúne os principais profissionais da indústria da música – gravadoras, rádios, plataformas digitais, empresários, curadores de festivais e jornalistas – para descobrirem os próximos grandes nomes do mercado. Com inscrição gratuita e logística paga pelo Rio2C, os 12 artistas escolhidos pela comissão da música e por voto popular fazem um pocket show para quem efetivamente pode mudar suas carreiras.

PRÊMIOS

O Rio2C e a ABRA (Associação de Autores Roteiristas) vão premiar o séries, curtas, longas e docs, celebrando quem faz o audiovisual brasileiro.

SHOWS

Em 2024, o Rio2C Stage promete ser um dos principais pontos de encontros para o happy hour, nos seis dias de evento, com curadoria de gravadoras e agregadoras para montar um line up com diferentes cenas musicais brasileiras.

FESTIVALIA

No fim de semana, o público terá a chance de vivenciar experiências imersivas com games e realidade virtual e aumentada, além de assistir e participar de uma série de palestras, oficinas e masterclasses com grandes nomes da indústria criativa (a programação será anunciada mais adiante).

 

PALCOS

GLOBAL STAGE

O mais heterogêneo de todos os palcos, o Global Stage promove a maior interseção entre os segmentos abraçados pelo evento. Situado na maior sala da Cidade das Artes, um auditório com capacidade para 1250 espectadores, reúne personagens nacionais e internacionais das áreas de tecnologia, inovação, ciência, audiovisual, música, games, mídia e marcas, sustentabilidade, educação e futuro do trabalho.

STORYVILLAGE

Segundo maior palco do Rio2C, com lotação máxima de 450 pessoas, o StoryVillage reverencia a arte da criação, da narrativa, dos roteiros, da composição, do traço e da fórmula, seja na concepção de uma série, de um filme, uma música, um livro, uma startup ou um projeto de arquitetura.

BRAINSPACE

Espaço dedicado a temas únicos sobre cérebro, criatividade e descobertas incríveis que surpreendem o público, o Brainspace tem a premissa de transformar a ciência em entretenimento.

HOUSE OF BRANDS

Palco das marcas, do marketing, da mídia, da publicidade e propaganda, o House of Brands traz as principais tendências, cases e transformações da área, nas vozes de executivos de marketing e comunicação, criativos, publicitários, produtores de conteúdo, jornalistas, artistas, influencers e gamers.

SCREENING ROOM

Destinado ao universo do audiovisual em todas as suas frentes, o Screening Room visa a estimular a reflexão sobre o segmento a partir de temas como plataformas de streaming, alternativas de financiamento, propriedade intelectual e coprodução, entre outros.

NEW FRONTIER

O New Frontier traz o futuro para o presente, analisando quem está por trás das mais novas tecnologias e como essas mesmas tecnologias impactam a vida cotidiana e transformarão o mundo como o conhecemos.

SOUNDBEATS

O Soundbeats discute o show business da música com temas atuais e urgentes como o streaming, lives, direito autoral, empresariamento, turnês e festivais.

FUTURE U

O Future U abordará temáticas e tendências sobre o futuro do trabalho, das empresas e da educação, com foco especial no idadismo, empreendedorismo, educação continuada, novas habilidades e profissões do futuro.

BIODOM

O Biodom engloba as tendências e desafios urgentes de fatores sociais e ambientais que podem impactar o futuro do planeta a partir de temas como a agenda ESG, meio ambiente, energia, diversidade, comunidades e cidades do futuro.

ARTS & CRAFTS

O Arts & Crafts aborda questões mercadológicas e conceituais da arquitetura, moda, design e artes. Entende desde a concepção à impressão de tempo e espaço; a importância artística para manutenção da identidade; a cadeia produtiva e geração de negócios, além da estética e o impacto desses setores na sociedade e na vida cotidiana.

GAME+

O palco faz uma imersão na indústria dos games e esports e suas múltiplas conexões, sob diversos ângulos e visões. Reúne publishers, criadores, influencers, streamers, organizadores de ligas e eventos, times, artistas, instituições, grandes marcas, e os fãs para celebrar a indústria e suas conexões, bem como entender o futuro.

WRITER’S ROOM

O conteúdo apresentado no palco pretende aprofundar o olhar sobre a criatividade, as tendências, os negócios e a viabilidade econômica de cada obra, desde a concepção de uma ideia, passando pelos processos criativos e os meios de financiamento, até a sua transformação em uma obra audiovisual.

SOUNDBEATS II by POPLINE.BIZ

Em parceria com o Popline, o Soundbeats II by Poplinebiz é um novo espaço para Q&A e gravação de conteúdo com grandes nomes da indústria musical, incluindo artistas, empresários, executivos e produtores.

BITS – Broadcast Innovation & Tech Show

Espaço exclusivo para aproximação entre criadores de conteúdo e produtores com as novas tecnologias do setor audiovisual como ferramentas de construção e otimização de narrativas.

 

Para mais informações, acesse: https://www.rio2c.com/

 

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