Soft power será o tema do Rio2C 2023

 FOTOS

Criadores da série “Dark”, o cineasta Fernando Meirelles, o escritor futurista Brett King, Pam Kaufman, CEO e presidente para mercados internacionais da Paramount e a cantora Ludmilla são alguns destaques anunciados para o evento, que retorna à Cidade das Artes, de 11 a 16 de abril, com novos palcos e temáticas

 

Depois de uma última edição com números superlativos, apesar do cenário de profundas mudanças na indústria de entretenimento, o Rio2C continua em plena ascensão. O maior encontro de criatividade da América Latina retorna à Cidade das Artes, de 11 a 16 de abril de 2023, com ainda mais oferta de conteúdo. O conceito de soft power – que se traduz em uma influência indireta capaz de moldar desejos e preferências através da cultura, valores políticos e políticas externas –, é o tema norteador dos mais de 500 painéis previstos.

 

“A cada edição adotamos um tema que direciona os trabalhos. Em 2023, o soft power será a nossa bússola. Trata-se de um artifício de construção de uma ideia a longo prazo, de forma subliminar. Vivemos na era da influência e o Brasil é um celeiro infinito de ativos para o uso dessa estratégia. A floresta amazônica, por exemplo, é um símbolo com enorme potencial para a construção da imagem do país, assim como a cultura e a diversidade do nosso povo. Os Estados Unidos foram provavelmente os primeiros a descobrir que através de Hollywood poderiam influenciar o mundo. Hoje vemos China, Coréia do Sul e a própria Ucrânia usando o soft power para controlar narrativas e construir suas imagens globalmente”, afirma Rafael Lazarini, idealizador, fundador e CEO do Rio2C, que no ano passado recebeu mais de 37 mil pessoas ao longo dos seis dias de evento.

 

CONFERÊNCIA

 

Dois novos palcos – o “Arts & Crafts’, dedicado a design, moda e arquitetura, e o “Games+”, destinado ao universo dos jogos eletrônicos – se somam aos nove espaços multidisciplinares e transversais que já ocuparam a Cidade das Artes em 2022. São eles: “Global Stage”; “Storyvillage”; “Brainspace”; “House of Brands”; “Biodom”; “New Frontier”; “Future U”; “Soundbeats”; “Screening Room” (confira a descrição completa dos palcos no serviço abaixo).

 

“O ‘Arts & Crafts’ vai apresentar discussões sobre como o design, a moda, a arquitetura e as artes impactam a sociedade, enquanto expressões culturais. O “Game+” ganhou um palco exclusivo devido ao enorme sucesso do tema no summit realizado na edição do ano passado”, explica Lazarini.

 

A programação de painéis terá uma conversa entre o casal alemão Baran bo Odar e Jantje Friese, criadores da aclamada série “Dark”, bem como um bate-papo do cineasta Fernando Meirelles (“Cidade de Deus”, “O Jardineiro Fiel” e “Ensaio Sobre a Cegueira”) com o produtor canadense Niv Fichman (“O Violino Vermelho” e “O Quarto Proibido” e “Ensaio Sobre a Cegueira”). O futurista Brett King, autor do livro “The Rise of Technosocialism: How Inequality, AI and Climate Will Usher in a New World”, Pam Kaufman, presidente e CEO para mercados internacionais da Paramount, e a cantora Ludmilla também estão entre os primeiros 50 palestrantes – cuja lista será atualizada periodicamente no site www.rio2c.com.br/palestrantes – confirmados na edição.

 

O evento vai inaugurar ainda três summits inéditos. Fruto de parcerias com as empresas Play9, SBF/NWB e a revista Forbes, respectivamente, os fóruns tratarão de inovação nos segmentos de cultura digital, de esportes e mercado de capitais, este último com foco em criptoativos e ativos verdes. Realizados no dia de abertura do Rio2C, eles se juntarão ao já tradicional summit de marcas e conteúdo Meio & Mensagem, uma colaboração iniciada em 2018.

 

MERCADO

 

Dedicado à realização de negócios na indústria criativa, o Mercado do Rio2C movimenta centenas de milhões de reais nos setores de audiovisual, inovação e música a cada edição. Trata-se de uma oportunidade para profissionais e empreendedores em busca de negócios e networking do setor de inovação/startups, game, editorial, música e audiovisual. O evento também terá como novidade a abertura do pitching editorial, em que empresas do setor poderão negociar os direitos autorais de futuros lançamentos de ficção e não-ficção com produtoras e plataformas de streaming.

 

Além das Rodadas de Negócios, que conectam os players em reuniões individuais com proponentes de projetos de diferentes setores, o Rio2C também gera oportunidades nos pitchings, oferece mentorias com especialistas do mercado e lança Desafios Corporativos. Na última edição, a seção recebeu 2.480 inscrições de 75 países, número que a organização pretende dobrar em 2023.

 

Novidades do Mercado:

 

Pitching de Startups: o Mercado de Inovação do Rio2C busca negócios de impacto que estejam engajados com um ou mais dos 17 (ODS) objetivos de desenvolvimento da ONU e alinhados às verticais da economia criativa. É dividido em 4 verticais: consumo; entretenimento; educação e trabalho; e impacto. Com uma banca de investidores, oferece prêmios para cada setor.

 

Pitching Editorial: o Rio2C se aproxima de mais um setor da economia criativa e promove a conexão entre autores, agentes literários, editoras e players do audiovisual. O objetivo da iniciativa é fomentar negócios no setor editorial, estabelecendo pontes entre autores independentes e agentes de editoras, conectando obras literárias ao segmento audiovisual para adaptações.

 

Pitching Creator: O Rio2C apresenta mais uma possibilidade de negócios para o setor audiovisual e o que era exclusivo para empresas agora também está acessível diretamente a criadores independentes. Produtoras, estúdios e plataformas de streaming de grande e pequeno porte buscam projetos baseados em propriedades intelectuais de diferentes formatos. Desenvolvedores de games, podcast, websérie, curta-metragem ou qualquer tipo de autor de propriedade intelectual, terão a oportunidade de apresenta suas ideias a produtores e executivos do mercado audiovisual através dessa nova modalidade de pitching.

 

PitchingShow – o Rio2C se tornou a maior plataforma de lançamento de novos artistas da América Latina e reúne os principais profissionais da indústria da música – gravadoras, rádios, plataformas digitais, empresários, curadores de festivais e jornalistas – para descobrirem os próximos grandes nomes do mercado. Com inscrição gratuita e logística paga pelo Rio2C, os 12 artistas escolhidos pela comissão da música e por voto popular fazem um pocket show para quem efetivamente pode mudar suas carreiras.

 

FESTIVALIA

 

No fim de semana, o público terá a chance de vivenciar experiências imersivas com games e realidade virtual e aumentada, além de assistir e participar de uma série de palestras, oficinas e masterclasses com grandes nomes da indústria criativa (a programação será anunciada mais adiante).

 

PALCOS

 

GLOBAL STAGE

 

O mais heterogêneo de todos os palcos, o Global Stage promove a maior interseção entre os segmentos abraçados pelo evento. Situado na maior sala da Cidade das Artes, um auditório com capacidade para 1250 espectadores, reúne personagens nacionais e internacionais das áreas de tecnologia, inovação, ciência, audiovisual, música, games, mídia e marcas, sustentabilidade, educação e futuro do trabalho.

 

STORYVILLAGE

 

Segundo maior palco do Rio2C, com lotação máxima de 450 pessoas, o StoryVillage reverencia a arte da criação, da narrativa, dos roteiros, da composição, do traço e da fórmula, seja na concepção de uma série, de um filme, uma música, um livro, uma startup ou um projeto de arquitetura.

 

BRAINSPACE

 

Espaço dedicado a temas únicos sobre cérebro, criatividade e descobertas incríveis que surpreendem o público, o Brainspace tem a premissa de transformar a ciência em entretenimento.

 

HOUSE OF BRANDS

 

Palco das marcas, do marketing, da mídia, da publicidade e propaganda, o House of Brands traz as principais tendências, cases e transformações da área, nas vozes de executivos de marketing e comunicação, criativos, publicitários, produtores de conteúdo, jornalistas, artistas, influencers e gamers.

 

SCREENING ROOM

 

Destinado ao universo do audiovisual em todas as suas frentes, o Screening Room visa a estimular a reflexão sobre o segmento a partir de temas como plataformas de streaming, alternativas de financiamento, propriedade intelectual e coprodução, entre outros.

 

NEW FRONTIER

 

O New Frontier traz o futuro para o presente, analisando quem está por trás das mais novas tecnologias e como essas mesmas tecnologias impactam a vida cotidiana e transformarão o mundo como o conhecemos.

 

SOUNDBEATS

 

O Soundbeats discute o show business da música com temas atuais e urgentes como o streaming, lives, direito autoral, empresariamento, turnês e festivais.

 

FUTURE U

 

O Future U abordará temáticas e tendências sobre o futuro do trabalho, das empresas e da educação, com foco especial no idadismo, empreendedorismo, educação continuada, novas habilidades e profissões do futuro.

 

BIODOM

 

O Biodom engloba as tendências e desafios urgentes de fatores sociais e ambientais que podem impactar o futuro do planeta a partir de temas como a agenda ESG, meio ambiente, energia, diversidade, comunidades e cidades do futuro.

 

ARTS & CRAFTS

 

O Arts & Crafts aborda questões mercadológicas e conceituais da arquitetura, moda, design e artes. Entende desde a concepção à impressão de tempo e espaço; a importância artística para manutenção da identidade; a cadeia produtiva e geração de negócios além da estética e o impacto desses setores na sociedade e na vida cotidiana.

 

GAME+

 

O palco faz uma imersão na indústria dos games e esports e suas múltiplas conexões, sob diversos ângulos e visões. Reúne publishers, criadores, influencers, streamers, organizadores de ligas e eventos, times, artistas, instituições, grandes marcas, e os fãs para celebrar a indústria e suas conexões, bem como entender o futuro.

 

A pré-venda exclusiva BB Ourocard Creator acontecerá de 12 a 18 de janeiro de 2023. Para mais informações acesse: https://www.sympla.com.br/evento/rio2c-pre-venda-bb-ourocard/1815078

 

Informações para a imprensa:

Factoria Comunicação

Vanessa Cardoso (vanessa@factoriacomunicacao.com)

Eduardo Marques (eduardo@factoriacomunicacao.com)

Leila Grimming (leila@factoriacomunicacao.com)