‘PEÇA DO CASAMENTO’, COM ELIANE GIARDINI E ANTÔNIO GONZALES,
ESTREIA EM SÃO PAULO, NO SESC SANTANA

Escrito por Edward Albee, considerado um dos mais importantes dramaturgos do século XX, o texto tem direção e adaptação de Guilherme Weber

PEÇA DO CASAMENTO – De 8 de fevereiro a 17 de março – Sesc Santana

Quando Edward Albee (1928-2016) morreu, nem todos tinham conhecimento do legado que o escritor deixava com seus mais de 50 anos de teatro. Considerado um dos maiores dramaturgos americanos, Albee é autor de mais de 30 peças, algumas das quais se tornaram clássicas instantaneamente e foram premiadas com as honrarias máximas do teatro contemporâneo, o Tony Awards e o Prêmio Pulitzer, como “Quem tem medo de Virgínia Woolf” (1962) e “Três Mulheres Altas” (1991), que venceu o Pulitzer de 1994.

‘Peça do Casamento’ reúne muitos dos aspectos marcantes de seu trabalho, como o ácido embate entre um casal e o hábil uso da metalinguagem. Ainda pouco conhecido no Brasil, o texto ganhou a adaptação e direção de Guilherme Weber na montagem que chega a São Paulo a partir de 8 de fevereiro. Eliane Giardini e Antônio Gonzales dão vida ao casal que está prestes a se separar após 30 anos de casamento. Produzida pela Quintal Produções, a peça tem ficha técnica de peso, com cenografia de Daniela Thomas e Camila Schmidt e iluminação de Beto Bruel.

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Considerada por Albee “a estrutura social fundamental da cultura contemporânea ocidental”, o casamento é o objeto de estudo a ser dissecado na montagem, levantando questões contemporâneas, mas que também eram pertinentes à época em que o texto foi escrito, como a idealização de relações amorosas duradouras apesar da existência de diversos casamentos infelizes, de divórcios e separações motivadas pela infidelidade.

“Peça do Casamento” chega a São Paulo justamente para mostrar como a dramaturgia de Albee trabalha questões atemporais e intrínsecas às relações sociais e afetivas. O autor faz do embate entre um marido e uma esposa um jogo de metalinguagem e desconstrução do gênero “peça de relacionamento” nesta sua ácida comédia. Após trinta anos juntos, uma crise obriga um casal a revisar suas vidas e os embates que se seguem os obrigam a aprender algo sobre si mesmos e sobre o outro.

 “O casamento como instituição social fundamental da cultura ocidental é um dos temas fetiches de sua obra e isso sempre me pareceu fascinante. Além dos fascínios pelos meandros que sustentam a fragilidade de um casamento, a maneira que Albee, especificamente nesta obra, propõe um paralelo entre o casamento e o jogo teatral é muito instigante para um diretor. Usar os mecanismos da cena para iluminar, aprofundar e até revelar aspectos da obra está sendo um exercício fascinante”, conta o diretor Guilherme Weber.

Diferentemente de seus outros trabalhos que se tornaram clássicos da dramaturgia, a “Peça do Casamento” ainda não é um texto muito encenado no Brasil. A adaptação de Guilherme Weber é a segunda de uma trilogia que traz o casamento como temática, levada aos palcos pelo diretor também na peça “Os Realistas”, de Will Eno, e que será completada com “De Verdade”, de Tom Stoppard, ainda inédita.

“A percepção de uma trilogia aconteceu de maneira bastante informal. Junto com a montagem de ‘Os Realistas’ percebi que as ideias de futuras montagens falavam principalmente do mesmo tema, o casamento e suas diversas manifestações. Então se formou esta ideia de trilogia”, conta Weber.

trilogia também traça um painel sobre a dramaturgia anglo saxã do final do século passado, com dois textos da década de oitenta, “De Verdade”, de 1982, e “Peça do Casamento”, de 1987, e do início deste século, com “Os Realistas”, de 2014. Estes três autores também seguiram se influenciando mutuamente, tendo Eno sido um aluno direto de Albee, enquanto Stoppard foi altamente influenciado pelo jogo de Albee durante o processo para criar a sua comédia sobre amor e teatro.

 

Sobre Guilherme Weber

Guilherme Weber é ator, diretor, roteirista, curador e produtor. É fundador da Sutil Companhia de Teatro, uma das mais importantes do país, na qual atuou e assinou a criação de diversos espetáculos por 23 anos. Trabalhou com os maiores nomes do teatro, do cinema e da televisão do Brasil. Duas vezes ganhador do prêmio APCA de melhor ator, no teatro e na televisão. Com Deserto, sua estreia na direção de longa metragens, ganhou o prêmio de melhor diretor no Los Angeles Brazilian Film Festival em 2016.

Sinopse

Edward Albee faz do embate entre um marido e uma esposa um jogo de metalinguagem e desconstrução do gênero “peça de relacionamento” nesta sua ácida comédia “Peça do Casamento.” Após trinta anos juntos, uma crise obriga um casal a revisar suas vidas e os embates que se seguem os obrigam a aprender algo sobre si mesmos e sobre o outro.

Ficha Técnica

Adaptação e Direção: Guilherme Weber

Com: Eliane Giardini e Antônio Gonzalez

Cenário: Daniela Thomas e Camila Schmidt

Iluminação: Beto Bruel

Figurino: Bruno Perlatto

Direção de movimento: Toni Rodrigues

Produção: Quintal Produções

Direção de Produção: Verônica Prates

Coordenação Artística: Valencia Losada

Produtor Executivo: Thiago Miyamoto e Nely Coelho

Assessoria de Imprensa: Factoria Comunicação

Serviço

 

Espetáculo: Peça do Casamento

Data: 08 de fevereiro a 17 de março de 2019

Sextas e sábados, às 21h; domingos, às 18h.

Local: Sesc Santana – Av. Luiz Dumont Villares, 579 – Jd. São Paulo.

Ingressos: R$ 40; R$ 20 (estudantes, professores da rede pública e maiores de 60 anos); R$12 (credencial plena).

Classificação etária: 16 anos.

Duração: 60min.

Capacidade do teatro: 330 lugares.

Acesso para deficientes – estacionamento – ar condicionado.

Estacionamento: R$5,50 a R$11 no período do espetáculo.

Funcionamento da bilheteria do Sesc Santana: de terça a sábado, das 9h às 21h e aos domingos, das 10h às 18h. Aceitam-se cheque, cartões de crédito (Visa, Mastercard, Diners Club International e American Express) e débito (Visa Electron, Mastercard Electronic, Maestro, Redeshop e Cheque Eletrônico). Ingressos podem ser adquiridos em todas as unidades do Sesc e no portal www.sescsp.org.br

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