LUIZ FERNANDO GUIMARÃES CELEBRA 40 ANOS DE CARREIRA
COM MONÓLOGO EM QUE VIVE OITO PERSONAGENS

Escrito pela dupla Charles Möeller & Claudio Botelho, ‘O Impecável’ tem direção de Marcus Alvisi e marca retorno do ator aos palcos de São Paulo após um hiato de 12 anos

O IMPECÁVEL – Temporada São Paulo – De 12 de agosto a 2 de outubro – Teatro Gazeta

O texto de ‘O Impecável’ foi escrito sob medida para o talento de Luiz Fernando Guimarães. Ator multifacetado revelado no mítico grupo Asdrúbal Trouxe o Trombone, ele estava à procura de um texto para celebrar quatro décadas no palco. Após estrelar um musical de Charles Möeller & Claudio Botelho em 2013, o ator desafiou a dupla a escrever um texto que não fosse musical. A proposta foi atendida e nasceu a peça, que remeteu imediatamente a um gênero que consagrou o ator em espetáculos como ‘Castiçais’ e ‘5 X Comédia’.

A afinidade com o universo em questão determinou o convite para Marcus Alvisi assinar a direção da empreitada. Depois de rodar mais de vinte cidades brasileiras, ‘O Impecável’ chega a São Paulo – onde o ator não se apresentava desde 2004 – para uma temporada no Teatro Gazeta a partir de 12 de agosto.

Em um salão de beleza de Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro, oito personagens nada convencionais desfilam durante uma tarde de sábado. De Eleonora, a perdulária dona do estabelecimento e ex-miss, à manicure Chanderley, que complementa o orçamento com ‘serviços extras’ na madrugada, são oito tipos vividos por Luiz Fernando sem o auxílio de qualquer caracterização de figurino ou maquiagem. Adepto de um teatro sem enfeites, Alvisiconcentrou as mudanças no trabalho de corpo e voz do ator.

****************

Após uma série de êxitos em seu grupo de estreia (‘O Inspetor Geral’, ‘Ubu Rei’, ‘Trate-me Leão’, ‘Aquela Coisa Toda’, ‘A Farra da Terra’), Luiz Fernando Guimarães acumulou em seu currículo uma série de espetáculos bem-sucedidos ao longo as décadas de 90 e 2000, todos com longas trajetórias pelos palcos brasileiros. Alguns exemplos são ‘Fica Comigo Esta Noite’ (1990 – 1995), de Flávio de Souza, em que atuava ao lado de Débora Bloch, o fenômeno ‘5 X Comédia’ (1995 – 1999) e ‘Castiçais’, monólogo que rodou o país por seis anos.

A última vez em que se apresentou em São Paulo foi com ‘O Caso da Rua ao Lado’, em 2003. De lá para cá, protagonizou ‘Deus É Química’, primeiro texto teatral de Fernanda Torres, e ‘Como Vencer na Vida Sem Fazer Força’, musical de Charles Möeller & Claudio Botelho em que dividia a cena com Gregório Duvivier. Ambas não viajaram para a capital paulista.

Na televisão, ele esteve em programas de humor que marcaram gerações, caso de TV Pirata, Programa Legal – em que apresentava com Regina Casé, ‘Vida ao Vivo Show’ e ‘Os Normais’, além de projetos solo, como ‘Minha Nada Mole Vida’, ‘O Super Sincero’ e ‘Dicas de um Sedutor’. No ano passado, ele estrelou a série ‘Acredita na Peruca’, desenvolvida por Charles Möeller a partir dos personagens e do cenário de ‘O Impecável’.

Sobre ‘O Impecável’ (sinopse resumida)

O Impecável Beauty é um salão localizado em Copacabana por onde desfila uma série de personagens nada convencionais, como a manicure Chanderley, que faz programas para complementar o orçamento, Dr Ivan, psicólogo traumatizado com a própria aparência, e Guido, um cabeleireiro problemático. Tudo parecia correr bem em mais uma tarde de sábado no local, mas Eleonora, dona do estabelecimento, não sabia que uma grande confusão mudaria para sempre a história de todos.

Os personagens:

Eleonora – A dona do salão. Ex-miss que vive do dinheiro herdado de um ex-marido.
Francisco – O faxineiro do local, evangélico fervoroso e trabalhador.
Ednardo – Atendente preguiçoso que engana a patroa e quem mais ligar para marcar um horário.
Chanderley – Manicure que complementa o orçamento com serviços extras na madrugada de Copacabana.
Guido – Cabeleireiro que se orgulha de seus inúmeros diplomas e de sua masculinidade.
Serginho – Hairstylist que inventa cortes de cabelo inusitados e deixa a clientela de lado.
Dr. Ivan – Psicólogo que começou a ser vaidoso após sofrer a vida inteira com apelidos ligados à sua aparência.
Rodolfo – Solteirão que leva a mãe idosa para dar uma repaginada no visual.

LUIZ FERNANDO GUIMARÃES em

O IMPECÁVEL

De CHARLES MÖELLER & CLAUDIO BOTELHO
Direção: MARCUS ALVISI

Cenário – Natália Lana
Figurino – Maria Diaz
Iluminação – Carlos Lafert
Trilha – Biltre
Direção de Movimento – Sueli Guerra / Alessandro Brandão
Preparação Vocal – Rose Gonçalves
Assistente de Direção – Júlio Miranda
Assistente Luiz Fernando – Katia Jorgensen
Assistente de Figurino – Viviane Castelleoni
Chefe de Palco – André Salles
Operador de Som – Léo Magalhães
Operador de Luz – Carlos Lafert
Camareira – Maninha
Produtora Assistente – Paula Valente Fraga
Produção Executiva e Administração – Cristina Leite
Direção de Produção – Alessandra Reis

SERVIÇO:

O IMPECÁVEL – Temporada São Paulo

De 12 de agosto a 2 de outubro
Sextas, às 21h. Sábados, às 22h. Domingos, às 20h.

Teatro Gazeta
Avenida Paulista, 900

Ingressos a R$ 90 e R$ 45 (meia)

Duração: 60 minutos.
Classificação: 14 anos.

 

Informações para a imprensa:

Factoria Comunicação
Pedro Neves (pedro@factoriacomunicacao.com)
Vanessa Cardoso (vanessa@factoriacomunicacao.com)
(21) 2249-1598 / 2259-0408