Magazine Luiza apresenta:

MARIETA SEVERO, RENATA SORRAH, ANA BAIRD & ANDREA BELTRÃO

em

‘O ESPECTADOR’
Inspirado na obra de Matèi Visniec “O Espectador condenado à morte”
Direção e dramaturgia: Enrique Diaz & Marcio Abreu

 

Antes de tudo, ‘O Espectador’ é um espetáculo sobre celebração, encontros e reencontros. Seja através da reunião do quarteto formado por Marieta Severo, Renata Sorrah – juntas pela primeira vez em um trabalho –, Ana Baird e Andrea Beltrão, da reabertura do Teatro Poeira após o doloroso hiato da pandemia, ou ainda da direção conjunta de Enrique Diaz e Marcio Abreu. Motivados pelo retorno da experiência coletiva do teatro, o grupo foi buscar na obra do romeno Matèi Visniec a inspiração para esta montagem, que estreia dia 24 de junho.

Não à toa batizado de ‘O Espectador’, este espetáculo-encontro se completa com o público, cuja presença será celebrada e servirá de motor para toda a encenação, situada em um tribunal de júri. Em um jogo teatral entre palco e plateia, as quatro atrizes se revezam em personagens como advogados de acusação e defesa, juízes e testemunhas. O réu é um espectador, que não sabe do que está sendo acusado.

“Tudo nasce do encontro com público, é através disso que o julgamento toma forma e a peça se revela. Partimos do texto original e criamos uma composição dramatúrgica original, com fragmentos de outras obras e textos criados ao longo dos ensaios”, conta Marcio Abreu, que repete a parceria com Renata (‘Esta Criança’, ‘Krum’, ‘Preto’) e Andrea (‘Nômades’) e dirige pela primeira vez Ana e Marieta, responsável pela ideia original de encenar o texto de Matèi (‘O Espectador Condenado à Morte’).

Enrique Diaz, cujo diálogo com Marcio se iniciou no solo ‘Cine Monstro’ (2013), chama a atenção para as muitas referências que permeiam o trabalho: “existe algo do Teatro do Absurdo, com os jogos entre as atrizes e o público, além de momentos cheios de humor e também lirismo. A presença física, que está na base do teatro, é a chave que norteou todo o processo”, analisa o diretor, que tem no currículo montagens que ficaram conhecidas pelo flerte com a metalinguagem em diversos níveis.

Com o tribunal-tabuleiro armado e o julgamento iniciado, ‘O Espectador’ enfileira situações que dialogam com questões de nosso tempo, como os jogos de poder, as manipulações de imagens e informações, a Era do Cancelamento e da Pós-verdade, as famigeradas fake news, as questões identitárias e o apagamento das singularidades. Os diretores concordam que o espetáculo não oferece respostas, mas lança perguntas e articula reflexões ao longo das cenas.

Em um momento de desmonte do setor cultural e perseguição institucional aos profissionais da área, ‘O Espectador’ é também um trabalho que, fundamentalmente, propõe reafirmar a importância da arte e dos artistas em nosso tempo.

A potência do encontro teatral presencial é a grande estrela desse espetáculo criado a partir da reunião de artistas com um imenso acúmulo de bagagem pelos palcos, de origens e carreiras tão diversas e tão sólidas. ‘O Espectador’ é um convite para que o público celebre e compartilhe com as atrizes desta experiência única que é uma apresentação teatral e toda a beleza presente neste ato de comunhão.

Como sintetizava a personagem de Marieta Severo no palco do próprio Teatro Poeira em ‘Incêndios’ há poucos anos atrás: ‘não há nada mais lindo do que estar junto’.

 

 

Sobre o Teatro Poeira

Nos últimos 17 anos, um pequeno sobrado na Rua São João Batista, em Botafogo, se tornou ícone e referência para a cena teatral brasileira. Sonhado, construído e mantido por Marieta Severo e Andréa Beltrão, o Teatro Poeira nasceu com a vocação de promover o encontro entre artistas e público, compartilhar saberes e vivências, permitir a experimentação artística e respeitar ao máximo o fazer teatral. Desde então, o espaço abrigou 166 espetáculos, dezenas de oficinas, workshops, seminários e cursos, que juntos somaram mais de 300 mil espectadores.

Ao longo desse período, grandes nomes do teatro brasileiro e internacional dividiram suas experiências, técnicas e histórias, como Ariane Mnouchkine, Eugenio Barba, José Sanchis Sinisterra, Zé Celso Martinez Corrêa, Helio Eichbauer, Amir Haddad, Tadashi Endo, Kalma Murtinho, Gerald Thomas, Thomas Quillardet, entre muitos outros. As sementes plantadas nesses 17 anos já dão frutos, em muitos espetáculos e artistas que foram criados e desenvolvidos ali.

Após ficar dois anos fechado por conta da pandemia, o Poeira reabriu em janeiro com uma exposição comemorativa e, com a estreia de ‘O Espectador’, agora abre novamente o seu palco para uma nova estreia, o que não acontecia desde março de 2020.

 

 

FICHA TÉCNICA

 

Magazine Luiza apresenta:

Marieta Severo, Renata Sorrah, Ana Baird & Andrea Beltrão em

O ESPECTADOR

Inspirado na obra de Matèi Visniec “O Espectador condenado à morte” na tradução de Fábio Fonseca De Melo

Direção e Dramaturgia: Enrique Diaz & Marcio Abreu
Diretora Assistente: Daniela Corrêa Fortes
Colaboração na Dramaturgia: Marieta Severo, Renata Sorrah, Andrea Beltrão, Ana Baird e Daniela Corrêa Fortes

Cenografia: Dina Salem Levy
Figurino: Marie Salles
Trilha Sonora: Felipe Storino
Projeto de Iluminação: Anna Luzia de Simoni
Direção de Movimento: Cristina Moura
Projeto Gráfico: Fabio Arruda & Rodrigo Bleque (Cubículo)
Fotografias: Nana Moraes

Direção de Produção: Marieta Severo e Andrea Beltrão
Produção Executiva: Trígonos Produções Culturais
Assistência de Produção e Mídias: Nicolle Meirelles
Assessoria de Comunicação: Vanessa Cardoso e Pedro Neves
Operação de Luz, Som e Vídeo: Wallace Furtado
Consultoria de Vídeo: Batman Zavareze
Consultoria Técnica de Vídeo: Márcio Gonçalves
Assistência de Figurino: Luiza Romar
Assistência de Cenografia: Tuca Mariana e Gabriel Garcia
Cenotécnicos: Henrique Souza e Beto de Almeida

Figurino e Adereços:

Ternos: Guto Carvalho Neto
Calçados: Lucas Regal
Adereços de cabeça: O Aramista
Modelista: Cris Isabel
Aderecista: Alessandra Miranda
Caracterização: Gilvete Santos
Costureiras: Bené Cardoso, Patricia e Eva Sylvio

Produção: Marieta Severo e Andrea Beltrão

Apoio: Laboratório Granato, Restaurante Celeiro, Tomi mídia digital, Editora “É Realizações”, Plié.

Agradecimentos: Luiza Helena Trajano, Fábio Costa, Alexandre Davi, Batman Zavareze, Cecília Boal, Edson Filho, Laura Gonçalves Dias, Zelito Viana & “Mapa Filmes do Brasil”.

 

Teatro Poeira:

Diretor Executivo: José Luiz Coutinho
Administração: Flávia Gomes
Porteiros: Marcio Rodrigues e Sergio Lopes
Serviços Gerais: Edina Nunes e Sidney Bispo
Operadores de Luz: Bruno Aragão e Walace Furtado
Bilheteria: Isael Inácio

 

SERVIÇO

O ESPECTADOR

Temporada de 24 de junho a 2 de outubro
Quintas, sextas e sábados, às 21h. Domingos, às 19h.

Teatro Poeira
Rua São João Batista, 104 – Botafogo.

Ingressos a R$100 (inteira), R$50 (meia)

Vendas pela Sympla ou na bilheteria do teatro: 21 2537-8053.

Informações para a imprensa:

Factoria Comunicação

Vanessa Cardoso (vanessa@factoriacomunicacao.com)

Pedro Neves (pedro@factoriacomunicacao.com)

(21) 2259-0408 / 2249-1598