‘O Capote’, de Gógol, ganha musicalidade em montagem cômica na versão colaborativa de 21 atores da companhia estreante Os Betessetes

Grupo de jovens artistas fez empréstimo coletivo para levar espetáculo ao Teatro dos Quatro

Dar frescor a um clássico de Nikolai Gógol. É o que a companhia Os Betessetes fará a partir do dia 6 de setembro, no Teatro dos Quatro, no Shopping da Gávea, quando entra em cartaz com ‘O Capote’, adaptação do conto homônimo de 1842. A montagem é uma criação colaborativa de 21 jovens atores que levanta questionamentos ainda presentes em nossa sociedade e coloca em xeque a exiguidade do ser humano diante da burocracia.

A trama é protagonizada por Akaki Akakiévitch Bashmachkin, copista de “um certo” departamento de São Petersburgo, alvo de chacota dos colegas de trabalho, que ganha uma quantia mínima por ano e se vê em uma situação complicada em meio ao frio impiedoso do inverno russo: conseguir juntar dinheiro para comprar um novo capote. A partir daí, a história dá reviravoltas e mostra, com doses de humor, uma Rússia burocrática, superficial e hipócrita.

Considerado uma das obras-primas da literatura russa, o conto marcou o desenvolvimento da arte no país a partir do século XIX por causa do cunho social. Dostoiévski definiu o texto como um dos pilares do realismo russo, indicando Nikolai Gógol (1809-1852) como criador de uma linhagem, quando afirmou “todos nós descendemos de ‘O Capote’”. Além de romancista e dramaturgo, Gógol escreveu para periódicos de São Petersburgo e chegou a ocupar cargos na burocracia czarista, vivência que impactou temas que se destacam em seus textos.

Resultado de uma pesquisa sobre o realismo fantástico, o espetáculo dirigido por Eduardo Vaccari mescla impressões visuais, líricas e musicais. Criada para marcar a formatura dos alunos da turma BT7 da Faculdade Casa das Artes de Laranjeiras (CAL), a montagem foi apresentada pela primeira vez no Teatro Ipanema, e o sucesso deu ao grupo de atores a ideia de formar uma companhia e levar o trabalho para o circuito carioca. Para financiar a peça, os jovens começaram um empréstimo coletivo além de um financiamento via internet pela plataforma Catarse.

Ficha técnica:

O Capote, de Nikolai Gogol

Direção: Eduardo Vaccari

Adaptação: Anna Paula Borges, Eduardo Vaccari e Leonardo da Selva

Criação colaborativa de 21 atores da Companhia Os Betessetes

Elenco: Anna Paula Borges, Aryela Reis, Bruno Barros, Camilla Malaquias, Chris Mello, Desirée Della Volpe, Flavia Bittencourt, Gabriella Busich, Henrique Lott, Ícaro Salek, Juliana Rolim, Leonardo da Selva, Luana Leal, Patricia Caliari, Pedro Queiroz, Raphella Vallone, Tássia Leite, Tayane Cully, Vitória Beatriz e Yndara Barbosa.

Duração: 75 minutos

Serviço:

Teatro dos 4 – Shopping da Gávea: Rua Marquês de São Vicente, 52

De 6 de setembro a 2 de novembro

Terças e quartas, às 21h

R$ 30 (meia-entrada) e R$ 60

Classificação: 14 anos

Assessoria de imprensa – Factoria Comunicação

Vanessa Cardoso (vanessa@factoriacomunicacao.com)

(21) 2249-1598 | 2259-0408