Ingrid Guimarães mostra sua vocação autoral em filmes e reality show

Artista dá sua cara a projetos da Amazon Prime Video, plataforma em que atua como produtora executiva e criativa, prepara-se para lançar filmes ao lado de Lázaro Ramos e Tatá Werneck, e vai receber homenagem no Festival de Gramado por sua contribuição ao cinema nacional

Ingrid Guimarães é a dona de sua história, e tem experimentado todas as possibilidades que isso lhe traz. Atriz que é uma das recordistas de bilheteria de cinema no Brasil — mais de 20 milhões de espectadores viram seus filmes –,  ela está desempenhando há um ano e meio um papel pioneiro: o de produtora executiva e criativa na Amazon Prime Video. Após um período de planejamento e gravações, Ingrid começa a botar novos projetos na rua, em várias frentes.

Nos próximos meses, ela vai apresentar um reality show, protagonizar longas-metragens — um com Lázaro Ramos (Amazon) e um com Tatá Werneck (GloboFIlmes) — e receber uma homenagem no Festival de Gramado, por sua contribuição ao cinema nacional.

“A experiência na Amazon tem sido gratificante. Participo de projetos idealizados pela plataforma, mas sempre colaborando de alguma forma com meu lado autoral, com o incentivo deles. E também estou desenvolvendo meus próprios projetos. Venho da escola do teatro, com muita prática em olhar para o todo, jogar nas onze, não só na atuação”, conta Ingrid.

‘Match das Estrelas’

O reality show “Match das Estrelas” é um ótimo exemplo desse envolvimento. Prevista para estrear em setembro, a produção original da Amazon Brasil se propõe a juntar casais, que ainda não se conhecem, baseando-se na sintonia que pode acontecer entre o mapa astral de cada pessoa (conhecida como sinastria amorosa). Para além de apresentar a atração de 12 episódios (um para cada signo), Ingrid se propôs a atuar como produtora executiva, participando também da criação artística.

“Criei esquetes de humor a partir das características dos signos. E fiquei feliz em voltar a apresentar, função que adoro. Como não sou uma especialista, faço o papel de traduzir para o público leigo a sinastria feita pela Papisa”, detalha Ingrid, referindo-se ao apelido de Tatiane Lisbon, jovem astróloga que vem roubando a cena nas redes sociais e é responsável pela análise dos mapas dos participantes.

“Match das Estrelas” é um reality show ligado no público da segunda década do século 21. Ingrid conta que a concepção do programa partiu de uma pesquisa que mostra um interesse cada vez maior de jovens na espiritualidade — mais no autoconhecimento do que em religiões. “Além disso, é uma atração que dá muita atenção à diversidade”, observa ela, lembrando que ali há espaço para mulheres trans e pessoas queer, entre outros, buscarem seus pares.

‘O primeiro Natal do mundo’

O longa-metragem marca a retomada da parceria de Ingrid com Lázaro Ramos — o ator, que também é produtor executivo na Amazon, fez com ela o especial “Feliz ano novo… De novo”, exibido na plataforma de streaming no início de 2023. Além de protagonizarem a história de “O primeiro Natal do mundo”, os dois assinam também como colaboradores do roteiro.

Previsto para entrar no catálogo da Amazon no final de novembro, o filme conta a história de um casal recém-formado pelos personagens de Ingrid (uma mulher separada com dois filhos) e Lázaro (um viúvo com duas filhas). Um desejo de uma das crianças faz com que as pessoas “esqueçam” que o Natal já existiu, e a dupla tenta mostrar como o espírito natalino faz diferença para a humanidade.

“A história é uma graça e contempla um desejo meu e do Lázaro de abordar novas possibilidades de família”, celebra Ingrid, destacando o ótimo clima nos bastidores da equipe formada pelos atores Igor Jansen, Fabiana Karla, Yasmin Londuik, Valen Gaspar, Theo Matos e a diretora Susana Garcia Capri.

‘Cinco vezes comédia’

A dobradinha com Lázaro Ramos também dá as caras em ‘Cinco vezes comédia’. A nova temporada da produção de Monique Gardenberg para a Amazon terá um episódio escrito por Ingrid (em parceria com Gabriel Esteves, do Porta dos Fundos), com direção do ator e amigo. A atriz também protagoniza a história. A atração ainda não tem data para ir ao ar.

‘Minha irmã e eu’

Este filme é um dos projetos que Ingrid considera dos mais importantes em sua carreira. Ela assina a concepção da história, o roteiro (junto com Veronica Debom, Célio Porto, Fil Braz e Leandro Muniz) e a produção executiva, além de ser protagonista ao lado de Tatá Werneck. O filme foi rodado e se passa em Goiás, estado onde Ingrid nasceu, e se inspira nas mulheres da região.

A produção, que deve ser lançada nos cinemas no início de janeiro de 2024 pela GloboFilmes, é uma espécie de road movie de acerto de contas familiar. Definida por Ingrid como uma “comédia afetiva”, a trama acompanha duas irmãs de personalidades diferentes – ela vive uma pacata mãe de família goiana, e Tatá a irmã, que finge ser bem-sucedida e popular no Rio de Janeiro. As duas são obrigadas a embarcar juntas numa viagem em busca da mãe (Arlete Salles), que some após uma briga. “É hilário e emocionante também, porque elas acabam resgatando laços há muito tempo perdidos.”

Festival de Gramado

No dia 19 de agosto, Ingrid Guimarães será homenageada no Festival de Gramado por sua contribuição ao cinema nacional. Uma reverência justa a quem atraiu milhões de espectadores aos cinemas em filmes como “De pernas por ar”, “Minha mãe é uma peça” e “Fala sério, mãe”.

“Esta homenagem é muito importante para mim. Vale lembrar que nunca recebi uma indicação no Festival de Gramado, porque em geral as comédias não são contempladas nessas premiações. As produções que fiz já foram chamadas de ‘filme de mulherzinha’, quando são muito mais do que isso, ‘De pernas pro ar’ foi impactante na vida de muita gente”, observa Ingrid. “A comédia sempre foi diminuída nesses ambientes, e o papel das mulheres nas comédias mais ainda. Então é simbólico que um dos mais importantes festivais de cinema do país reconheça minha contribuição.”