ESPETÁCULO 5 X COMÉDIA”, COM BRUNO MAZZEO, FABIULA NASCIMENTO, LUCIO MAURO FILHO, LUIS MIRANDA E THALITA CARAUTA, VOLTA A SALVADOR EM TEMPORADA POPULAR

 Espetáculo dirigido por Monique Gardenberg e Hamilton Vaz Pereira, com textos de Antonio Prata, Jô Bilac, Pedro Kosovski e Luis Miranda, será apresentado nos dias 16  e 17 de março, no Teatro Castro Alves

 Ingressos estarão à venda no site www.ingressorapido.com.br e na bilheteria do teatro a partir do dia 27 de fevereiro

 Visto por mais de 450 mil espectadores nos anos 90, tornando-se uma das grandes sensações da história do teatro brasileiro, o espetáculo “5 X Comédia” voltou totalmente repaginado em 2016 com esquetes escritos e interpretados por alguns dos mais incensados nomes do humor e da nova dramaturgia do país. No mesmo caminho de sucesso da antecessora, a montagem, com direção de Monique Gardenberg e Hamilton Vaz Pereira, estará nos palcos pelo quarto ano consecutivo, começando em Salvador, nos dias 16 e 17 de março, no Teatro Castro Alves, antes de passar por São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Ribeirão Preto e Belo Horizonte.

Nesta versão do século XXI, Bruno Mazzeo e Thalita Carauta dão vida aos personagens criados, respectivamente, por Antonio Prata e Pedro Kosovski, enquanto Fabiula Nascimento e Lucio Mauro Filho interpretam textos de Jô Bilac. Luís Miranda, por sua vez, encena um esquete de sua própria autoria. O cenário é de Daniela Thomas e Camila Schmidt, a iluminação, de Maneco Quinderé, e o figurino, de Cassio Brasil. A produção é da Dueto Produções e o patrocínio é da SulAmérica Seguros, através do projeto Circuito SulAmérica Música e Movimento, que completou dez anos em 2018 e já patrocinou espetáculos que foram sucesso em todo o país. O espetáculo conta ainda com o apoio do UOL. A venda de ingressos para as apresentações em Salvador começa nesta terça-feira, dia 26 de fevereiro, através do site www.ingressorapido.com.br e na bilheteria do Teatro Castro Alves (mais informações no serviço abaixo).

 

SOBRE O ESPETÁCULO

Primeiro texto do escritor e roteirista Antonio Prata para o teatro, “Nana, nenê” retrata o desespero do clarinetista Rodrigo (Bruno Mazzeo), um pai enlouquecido entre escolas de mamada e de métodos para fazer o bebê dormir: “Vocês acreditam nisso? Acreditam que não tem Alô Bebê 24 horas?! Se existe alguma coisa que funciona 24 horas neste mundo é um bebê! Nada é mais 24 horas que um bebê! E não tem nenhuma Alô, Bebê 24 horas!

“Arara Vermelha”, criado por Jô Bilac para Fabiula Nascimento, é uma metáfora da sociedade brasileira. Do alto de seu poleiro, a ave tem um surto de intransigência diante do novo mascote do pet shop: “Alá! Espia! Vem ver, Sérgio! Corre! Já tá lá o Poodle Queen se roçando na vitrine, se esfregando, balançando rabinho, se exibindo pros outros! Não pode ver um ser humano, já fica todo se querendo! O mundo tá mesmo perdido, hein! Olha, vou te contar! Se tem uma coisa pior pra mim no mundo é bicho puxa-saco de humano! Olha, me sobe um ódio! Mas um óoodio! Ser humano prende, vende, sacaneia a gente e tá lá o cachorro babando, fazendo festa!”

Já em “Milho aos Pombos”, de Pedro Kosovski, Thalita Carauta interpreta uma eterna aspirante a atriz: “Vocês não estão me reconhecendo, não? Pronto, aquela ali me reconheceu. Ah, é minha vizinha no Leme, não é não? A gente caminha no calçadão. Tá fazendo figuração também?”

Em “Madame Sheila”, esquete escrito e encenado por Luis Miranda, uma socialite vinda da França faz uma palestra sobre sofisticação e elegância, com dicas de lugares, moda, comidas e drinks para um grupo seleto de convidados. Avessa ao calor do Brasil, ela enaltece os prazeres de uma vida na Europa: “Eu acabo de desembarcar, no que vocês chamam de Aeroporto Internacional de Salvador.. hã?… você chega na sala vip e não tem uma gota de champagne, num calor dos infernos desses… isso não é uma cidade, é uma fazenda asfaltada… Você pega a limousine até a suíte presidencial do hotel e chega completamente encharcada de suor… isso é um matadouro pra uma pessoa fina.. quem pode usar um casaco de pele, como esse numa cidade como essa??”

Em “Medusa”, o ator Lucio Mauro Filho, vive a tentativa desesperada de um homem de meditar em meio ao caos urbano. Ao tentar esvaziar a mente, a busca pelo sentido da vida se coloca em seu caminho.

As versões anteriores de 5 x Comédia, de 1993, 1995 e 1999 – dirigidas por Hamilton Vaz Pereira e produzidas por Monique Gardenberg – celebrizaram-se por fichas técnicas que se entrelaçavam desde a década de 1970, ora no grupo de teatro Asdrúbal Trouxe o Trombone – capitaneado, não por acaso, por Hamilton –, ora no programa “TV Pirata”, que foi ao ar na Rede Globo de 1988 a 1990 e voltou à grade em 1992. Os quadros e os atores foram se revezando nos palcos. Quinze quadros. Doze atores: Andréa Beltrão, Denise Fraga, Diogo Vilela, Pedro Cardoso, Luiz Fernando Guimarães, Débora Bloch, Fernanda Torres, Miguel Magno, Cláudia Raia, Patrycia Travassos, Evandro Mesquita, Totia Meireles.

Agora, sublinha Monique, não é muito diferente. “São atores-criadores que se uniram para a produção de um novo humor, como foi o caso da série ‘Cilada’, que ficou no ar durante seis temporadas, do filme ‘Muita calma nessa hora’, ou do programa ‘Junto e misturado'”, ela situa. Hamilton classifica a nova montagem de “corajosa”: “Quem viu lá atrás pode querer comparar, e isso é um perigo. Mas a nova versão não se amedronta, é o que se percebe nos textos que recebemos e na vitalidade que está sendo mostrada por cada intérprete”.

Retornar ao “5 X Comédia” era um desejo antigo que só ganhou corpo quando Monique se aproximou de Bruno Mazzeo por intermédio de Augusto Casé, que produz os filmes de ambos. Se em 1993 a peça foi concebida por Sylvia Gardenberg, irmã de Monique, a partir de um encontro com Pedro Cardoso, Bruno foi o catalisador da nova montagem. “Vi nele, esse cara multitalentoso que eu admirava de longe, o parceiro que precisava para me ajudar a trazer a peça de volta, assim como o Pedro ajudou a Sylvinha a escalar autores, atores, diretores”, diz a diretora. “Isso aqui é, também, uma homenagem a ela”.

Bruno fala da alegria que é participar de um projeto que sempre teve como referência: “O ‘5 X Comédia’ foi montado por pessoas que fizeram a minha cabeça desde sempre. Quando Monique ligou eu topei mesmo sem saber o que era, porque trabalhar com ela já era desejo antigo.

Quando soube o que era, meus olhos brilharam. Dividir o palco com amigos queridos e parceiros de outros carnavais, trazendo de volta um espetáculo que marcou uma geração, e poder mostrá-lo para as novas gerações é um dos pontos mais charmosos da minha carreira até agora.” Destacando que é a primeira vez que os cinco se reúnem no teatro, Fabiula Nascimento continua: “A gente se admira artisticamente e na vida, por isso somos amigos há dez anos e o seremos por 20, 30, 40.”

Unidos esteticamente pelo cenário de Daniela Thomas e Camila Schmidt, pela luz de Maneco Quinderé e pelo figurino de Cassio Brasil, os cinco quadros também dialogam no que trazem de mais atual. Temas e citações se repetem aqui e ali: o novo feminismo, a intolerância que borra os limites entre civilidade e barbárie e o desenho animado “Peppa Pig”, entre outros.

Hamilton louva o fato de o espetáculo captar, ao mesmo tempo, um novo momento e uma nova maneira de produzir o riso – “Um riso com conteúdo, graça, que tenha o espírito de um povo, de uma idade” –, embora confesse que às vezes se perde entre uma ou outra referência mais recente. Para Monique, “é uma turma que busca alternativas, novos canais para existir, e é nesse encontro mais livre que surgem ideias surpreendentes, que apontam para um humor irreverente, antenado”.

 

ELENCO

BRUNO MAZZEO

Bruno Mazzeo é ator, humorista e roteirista. Estreou na televisão em 1991, como redator do programa A Escolinha do Professor Raimundo. Nos anos seguintes, escreveu para atrações da Globo, como Sai de Baixo, A Diarista e Junto & Misturado. Como ator, divide seus trabalhos entre o cinema, a televisão e o teatro. Atuou recentemente na novela A Regra do Jogo e na peça Sexo, Drogas e Rock’n’Roll. Estrelou e escreveu ainda os longas Muita calma nessa hora 1 e 2 e Cilada.com, originado pela série Cilada, que teve seis temporadas no Multishow, além de E ai, comeu?.  Atualmente, está no ar na segunda temporada da nova versão da Escolinha do Professor Raimundo, no canal Viva.

FABIULA NASCIMENTO

Depois de rodar os palcos do Brasil com De Graça mas tem que Pagar, estreou no cinema no filme Estômago, em 2009. Com a Olenka de Avenida Brasil, tornou-se uma das atrizes mais queridas do público. Em 2014, participou de quatro filmes, entre eles o sucesso SOS Mulheres ao Mar. Em 2015, esteve na novela das sete, I Love Paraisópolis. Seu mais recente trabalho foi a Cacau de Segundo Sol, novela das 21h, na TV Globo.

LUCIO MAURO FILHO

Além de integrar o elenco de A Grande Família, um dos grandes sucessos da TV Globo, que ficou no ar de 2001 a 2014, o ator participou de diversas atrações da emissora, como Zorra Total ,Sexo Frágil e Nova Escolinha do Professor Raimundo.  No teatro, participou de grandes sucessos como Lisbela e o Prisioneiro, de Guel Arraes, O Mágico de Oz, de Moeller e Botelho, além de produzir, dirigir e atuar na peça Lucio 80-30, ao lado do pai, o ator Lucio Mauro. Em 2012, recebeu o Prêmio Zilka Sallaberry de melhor diretor pelo espetáculo Uma Peça Como Eu Gosto. No cinema, esteve em filmes como O Coronel e o Lobisomem, Vai Que Dá Certo 1 e 2 , Entrando numa Roubada e Elis, no papel de Miéle.

LUIS MIRANDA

Ator, autor e bailarino formado pela Escola de Arte Dramática da USP, atuou em mais de 20 espetáculos, esteve na tela do cinema em longas memoráveis como Bicho de Sete Cabeças, Carandiru e Quincas Berro D’Água.  Na TV, fez parte do elenco de Sob Nova DireçãoA Grande Família, Junto e Misturado, Mister Brau, entre outros programas. Convidado para participar da novela Geração Brasil, atualmente integra o elenco de Zorra, na Rede Globo de Televisão.

THALITA CARAUTA

Integrante do elenco fixo de Zorra, terminou recente as gravações da segunda temporada do programa Chapa Quente, ambas da TV Globo. Depois de estrear na televisão na novela Páginas da Vida, Thalita ficou conhecida no país inteiro com a personagem Janete, de Zorra Total, em 2011, a atriz ganhou ainda mais notoriedade com Gorete de Segundo Sol, em 2018. No cinema, ganhou o troféu de melhor atriz coadjuvante no Prêmio da Academia Brasileira de Cinema, com o filme O Lobo Atrás da Porta, e se destacou nos filmes S.O.S Mulheres ao Mar 1 e 2, nos quais foi uma das personagens principais, a Dialinda. No teatro, atuou em diversas peças, que incluem Favela e Os Suburbanos.

 

SOBRE O CIRCUITO SULAMÉRICA MÚSICA E MOVIMENTO

O Circuito SulAmérica Música e Movimento, que completa dez anos em 2018, já patrocinou espetáculos que foram sucesso em todo o país, dentre eles Tim Maia – Vale Tudo, As Noviças Rebeldes, Cazuza – Pro Dia Nascer Feliz, Palavra Cantada, Turma da Mônica – O Show e recentemente Vamp – O Musical. A seguradora também patrocina eventos de esporte de participação, que buscam incentivar a prática de atividade física por meio de ações e iniciativas em diversas cidades, como o circuito Up Night Run.

 

SOBRE O UOL

 

O UOL é a maior empresa brasileira de conteúdo, tecnologia, serviços e meios de pagamentos digitais. Com cobertura de 84% da internet brasileira (8 em cada 10 brasileiros acessam o UOL todos os meses) sua homepage recebe mais de 90 milhões de visitantes únicos/mês. Pioneiro na internet brasileira, com mais de 20 anos de trajetória, oferece mais de 1.000 canais de jornalismo, informação, entretenimento e serviços. O UOL também oferece aplicativos para celulares e tablets, como o Placar UOL, UOL Cotações, UOL Notícias, entre outros, que juntos já somam mais de 25 milhões de downloads. Possui a mais completa plataforma de produtos e serviços da internet nas áreas de meios de pagamento online e presencial (PagSeguro), soluções de hospedagem para pequenas e médias empresas (UOL HOST), soluções completas em Outsourcing de TI para grandes empresas (UOLDIVEO), plataforma completa de Cloud Computing (UOL Cloud), cursos online (UOL EdTech), soluções em mídia digital (UOL AD_LAB), produtos de segurança e comodidade (Antivírus, Assistência Técnica, UOL Resolve), conectividade Wifi, entretenimento (Loja de Jogos, UOLEsporteClube, Banca Digital, ClubeUOL), entre outros. Acesse: www.uol.com.br/sobre

 

FICHA TÉCNICA

 

Nana, Nenê

De Antonio Prata

Com Bruno Mazzeo

 

Arara Vermelha

De Jô Bilac

Com Fabiula Nascimento

 

Medusa

De Jô Bilac

Com Lucio Mauro Filho

 

Madame Sheila

Escrito e interpretado por Luis Miranda

 

Milho aos Pombos

De Pedro Kosoviski

Colaboração André Boucinhas

Com Thalita Carauta

 

Direção: Hamilton Vaz Pereira e Monique Gardenberg

Cenário: Daniela Thomas e Camila Schmidt

Imagens do Cenário e Projeto Gráfico: Indigo Studio

Iluminação: Maneco Quinderé

Figurino: Cássio Brasil

Fotos: André Gardenberg

Vídeos: Dado Marietti

Assistente de Direção: Mila Portella e Sergio Maciel

Direção de Palco: Ney Silveira

Operador de Luz: Vladimir Freire

Operadora de Som: Joana Guimarães

VJ: Mila Portella

Contrarregra: Gabriel Max Serqueira

Caracterização: Sonia Penna

Produção de Figurino: Patricia Sato e Sonja Gradel

Assessoria de Imprensa: Vanessa Cardoso / Factoria Comunicação

Texto Programa: Isabel De Luca

Gerência Comercial: Adriana Vieira

Financeiro: Marco Aurélio Serqueira e Mônica Lima

Motoristas: João Batista Oliveira e José Luis
Mídia Digital e Redes Sociais: Tommy Kenny

Produção: Alice Levy

Direção de Produção: Clarice Philigret

Diretores Executivos: Carlos Martins e Jeffrey Neale

Realização: Dueto

 

SERVIÇO DA TEMPORADA EM SALVADOR

 

“5 X Comédia”

Dias 16 e17 de março de 2019

Sábado, às 21h/ Domingo, às 19h

 

Teatro Castro Alves

Endereço: Praça Dois de Julho, s/n, Campo Grande

 

Valores Ingressos:

Filas A – P: R$ 30,00 (inteira) / 15,00 (meia)
Filas Q a Z: R$ 30,00 (inteira) / 15,00 (meia)
Filas Z1 a Z11: R$ 30,00 (inteira) / 15,00 (meia)

 

Vendas: Bilheteria do Teatro Castro Alves, nos SACs do Shopping Barra e do Shopping Bela Vista ou pelo site www.ingressorapido.com.br.

 

Início das vendas: 27 de fevereiro de 2019

 

Horário de funcionamento das bilheterias:

 

Teatro Castro Alves, de segunda a sábado, das 10h às 22h; domingo, das 9h às 21h.
SAC do Shopping Barra, de segunda a sexta, das 10h às 17h; sábado, das 9h às 12h.
SAC do Shopping Bela Vista, de segunda a sexta, das 10h às 17h; sábado, das 9h às 12h.

 

Classificação: 14 anos
Gênero: Comédia

Duração: 100 min.

 

Assessoria de imprensa nacional:

Factoria Comunicação

Vanessa Cardoso – vanessa@factoriacomunicacao.com

Eduardo Marques – eduardo@factoriacomunicacao.com

Pedro Neves – pedro@factoriacomunicacao.com

Tel: (21) 2249.1598/2259.0408